quinta-feira, março 22, 2007

Another Reality

Desde miúdo sempre tive uma definição típica de Páscoa, a do senso comum juvenil, a tal dos Doces, das Férias e de todas as suas consequências, definição que substituía a verdadeira causa da existência da Páscoa.

Sim, eu julgava que a definição relacionada com doces e coelhos da Páscoa era a definição correcta, até que me apareceram com histórias de ressurreição do já duplamente milenar, J.C..

Segundo os crentes, a Páscoa é uma época de vida nova, ressurreição, (bla, bla.) evidenciada no nosso amigo coelho da Páscoa, associado depois a uma actividade ainda mais antiga, a troca de ovos coloridos.

Ora, isto tudo misturado dá uma rebaldaría dos diabos!·
"Mas quê? Ovos? De chocolate? Parece-me bem! E o Coelho? Onde é que esse gajo entra? Poe ovos, é?!"

Bem, seria uma coisa interessante, dado que nos dias de hoje, não passam de formas de chocolate. Mas se se acredita em Deus, porque não acreditar também num coelho que mete ovos?

Estando eu farto desta ignorante questão que me assolava todas as Páscoas e que ninguém me parecia saber responder, aventurei-me em busca deste saber proibido: Com três cliques, abri meia dúzia de páginas e resolvi o meu problema. Cheguei à conclusão que o coelho é apenas um animal que tem o dom de se reproduzir em grandes números, associado à fertilidade, associada assim à nova vida, enunciada anteriormente.·
Mas, e os ovos?
Os ovos são apenas os presentes trocados por esta altura, que anteriormente à Páscoa, já os persas, os romanos e os judeus trocavam entre si. Um pequeno ponto a adicionar na grande lista de presentes da Páscoa.

A fusão dos dois ingredientes anteriores, associa o coelho da Páscoa, com os ovos, que são feitos maioritariamente de chocolate, visto como um alimento afrodisíaco desde há muito, que por sua vez é associado a um dos sete pecados, a gula, que por sua vez se relaciona com uma coisa má, para os cristãos.

E dizem vocês:
"Ok, Páscoa, Quaresma, nada de carne 'porque ah e tal coiso'. Então e o suposto chocolate? Não é associado à gula, que por sua vez é um pecado? Não se come Carne, mas chocolate sim?! Ou sim ou sopas!"

Estes jovens que se dizem crentes, nem sabem no que se metem..

Cumprimentos ao Coelho!

5 comentários:

joao figueiredo disse...

"Mas se se acredita em Deus, porque não acreditar também num coelho que mete ovos?"

como uma vez disse um amigo meu, "com uns vodkas no bucho até acredito em fotografias em relevo"

mymind disse...

hehe nc tinh pensado por exe pto d vist, realment xocolates levam-m a gula principal/ na pascoa k serve d dsclp pa s comer +,hehe,lool. enfim...simbolismos!

Gothree Fashion disse...

Tens um blog muito bom. Parabens*

Joana M. disse...

actualizações é qe tá queto :p

JoanaSabel.

LUNAVE disse...

wowww, buena foto!!! saludos